Nossos Serviços Quem Somos Blog Área do Cliente Contato O...
Read MoreSelic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Basicamente, ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras.
Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.
A Taxa Selic está ligada aos juros dos títulos públicos que o governo oferece neste sistema.
A taxa SELIC é definida pela COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Ele se reúne a cada 45 dias para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.
Para explicar a Taxa Selic, é preciso voltar a uma necessidade básica de qualquer governo: ter dinheiro para fazer investimentos e pagar dívidas. Apesar da principal forma de arrecadação ser por meio dos impostos, outra forma de arrecadar dinheiro é com empréstimos, como por meio dos títulos do Tesouro Nacional.
Os títulos do Tesouro são certificados de dívida emitidos e vendidos pelo próprio governo através do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Quem compra um título ganha o direito de, em determinada data, receber o valor de volta com o acréscimo de juros.
Os efeitos da mudança da Selic são sentidos por todos os brasileiros, bancos e até investidores estrangeiros. Se a Taxa Selic diminuir, o crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros e a inflação tende a subir, se a Taxa Selic aumentar, os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação, os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
Nossos Serviços Quem Somos Blog Área do Cliente Contato O...
Read MoreNossos Serviços Quem Somos Blog Área do Cliente Contato O...
Read MoreNossos Serviços Quem Somos Blog Área do Cliente Contato Debêntures...
Read MoreGrupo CG © 2021 – Todos direitos reservados.